Endocrinologia Zen

A Endocrinologia Zen não é uma área de especialização da medicina. Ela é um estado de espírito e uma postura perante a vida.

Como um “Endocrino Zen”, me posiciono como alguém profundamente interessado nos mecanismos hormonais e metabólicos do corpo humano, mas também na integração desses sistemas em um indivíduo e, para além disso, na compreensão de que este indivíduo é um ser social, vive em comunidade e faz parte de uma imbricada rede planetária de seres vivos sencientes, cada um com suas próprias características, necessidades e desejos.

Minha formação humana começou, como invariavelmente em quase qualquer pessoa, no seio familiar. A vontade de aprender sempre foi imensa, as notas escolares e a relação com professores sempre demonstrou isso. A faculdade de Medicina foi uma grande escola, somente sobrepassada pelas duas residências médicas, em Medicina Interna e em Endocrinologia e Metabologia, momentos no qual deixamos a adolescência e nos tornamos médicos em seu senso mais profundo.

Mas, a despeito de um profundo arcabouço técnico, nem mesmo a formação familiar, escolar, universitária e de pós-graduação são capazes de nos transformar em aquilo que verdadeiramente somos. E segui minha busca (e ainda sigo).

A complexidade do que sou (do que somos) é representada pelas múltiplas facetas aparentes naquilo que realizamos: oras, como escritor/editor, em meus 7 livros publicados, ora como cineasta, nos curta-metragens filmados, ora como músico, com o CD gravado com minha banda The Brains, ora como ativista socio-ambiental, com projetos como a Coolmeia, O Pensador Selvagem, Simplicíssimo, ora como anarquista, na AntiEditora, na Rádio Sofia, no DEVA, na Biblioteca Anarquista, no CEHLA…

Mas mesmo isso não representa a totalidade do que todos somos – seres mutantes caminhando para um destino incerto desejosos de algo com uma definição difícil chamado felicidade.

E assim continuei minha busca, pelas sendas da Compaixão e dos estudos sobre a Ciência da Felicidade, que resultaram no livro O Fim da Busca – pequenos ensaios sobre a felicidade (volume 1), que trata dos aspectos científicos sobre bem-estar físico e psicológico, para simplificar. A prática da meditação e da yoga passaram a ser mais frequentes, e a vontade de estender seus benefícios a outras pessoas começou a ficar mais forte. Incluí práticas de meditação em meu 7P – Programa de Emagrecimento Sustentável em 7 Passos, bem como passei a indicar com mais frequência a meus próprios pacientes no consultório.

Os estudos se aprofundaram e realizei um curso de MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction (Redução de Estresse Baseado em Mindfulness), na Universidade de Massachussets (EUA) em 2017, bem como um curso de Mindfulness oferecido pela Universidade de Leiden (Holanda), no mesmo ano. Eles reforçaram o que já havia lido, estudado (e sentido), e isso me impulsionou a iniciar a escrita do próximo livro, ainda sem título, sobre os Efeitos da Meditação na Saúde Humana, que deverá ser publicado ainda em 2018.

 

Como especialista em minha área de atuação médica, atendo rotineiramente, entre outras situações clínicas:

– Obesidade e Sobrepeso

– Aumento de definição muscular e performance física

– Diabetes mellitus e Diabetes insipidus

– Distúrbios da Tireóide (Hipo e Hipertireoidismo, bócio e nódulos)

– Distúrbios do Cortisol e Estresse

– Endocrinologia Pediátrica

– Distúrbios da Hipófise

– Distúrbios da Puberdade (Acne, Menstruação desregulada)

– Doenças da Supra-renal

– Distúrbios do crescimento (Baixa estatura, Gigantismo e Acromegalia)

– Distúrbios da menstruação

– Colesterol e Triglicerídeos

– Osteoporose

– DAEM (Andropausa)

– Menopausa e Climatério

– Reposição Hormonal

– Hirsutismo (excesso de pêlos)

– Síndrome dos Ovários Policísticos

– Tumores Endocrinológicos

– Hipertensão secundária

– Insônia

– Avaliação corporal por Bioimpedanciometria

– MBSR (Online e Turmas Sazonais)

– Estratégias de Otimização do Tempo, dos Recursos e da Vida (Alugue meu Cérebro, uma espécie de coach de vida bastante singular e exclusiva – Novidade para 2018).