Holoterapia ou Terapia do Amigo

Em 14 de agosto de 2004, escrevi uma proposição que vim a chamar de Holoterapia ou Terapia do Amigo. Este artigo visa apresentar a ideia original e expandi-la, frente à minha visão de mundo atual.

O que é a Holoterapia ou Terapia do Amigo?

A Holoterapia é uma abordagem do ser humano visando sua percepção completa, não compartimentalizada por órgãos ou doenças, mas respeitando plenamente a noção de que estamos todos interligados com a Natureza que nos envolve e, da mesma forma, somos indissociavelmente seres físicos, psíquicos, sociais e ecológicos.

A Terapia do Amigo busca, através de uma relação horizontal terapeuta-consultante, o crescimento de ambos no decorrer dos encontros de promoção de saúde.

No decorrer do tempo, idéias para práticas holoterápicas e referências bibliográficas serão aqui depositadas para consulta de quem interessar.

Desta forma, o médico passa a atuar concomitantemente como um professor, um tutor e um amigo. Para efetivamente aumentar a qualidade de vida, a saúde, o bem-estar e a felicidade de quem lhe procura, o médico-especialista precisa encontrar-se horizontalmente com o paciente-expert e realizar um movimento de apoio mútuo que permita ao paciente viver a vida de acordo com seus sonhos, desejos e necessidades.
Esta abordagem da Medicina enquanto uma Terapia Integral avança para muito além da Medicina Alopática Ocidental e é um Amálgama de Arte e Ciência ainda em construção. Ela dialoga com a Medicina Embasada em Ciência, recupera conhecimentos ancentrais populares de fitoterápicos que sobreviveram ao escrutínio científico e inclui técnicas de relaxamento e harmonização milenares como a yoga, a meditação e o mindfulness que recentemente tem mostrado evidências claras de benefícios à saúde humana, com potencial benefício societal e planetário, através da extensão dos efeitos benéficos às pessoas com as quais convivemos.
Deixamos de buscar o foco em “melhorar a nós mesmos, enquanto doentes” para “melhorar a nós mesmos para além do que conseguimos imaginar neste momento de fragilidade, para um estado em que nos sintamos Cada Vez Melhores, e possamos chegar a um estado de bem-estar chamado Imparável, em que nossos anseios passam a ser de beneficiar a todos os seres”.

Ela pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade ou crença religiosa, pois se trata de um conjunto de técnicas e não de dogmas.

(continua)…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *